HP imprime forte investimento no Brasil

A HP Inc., uma gigante de Palo Alto com faturamento global de US$ 53,6 bilhões, vê o Brasil como uma operação fundamental e estratégica para seus negócios globais. A "evolução" da companhia no País está focada em três pilares: Inteligência Artificial (IA), Sustentabilidade e Aumento da Exportação.

1.  Foco em Inteligência Artificial (IA) e Inovação

  • Estratégia de Produto: A HP está investindo fortemente na adoção de IA embarcada em seu portfólio, que inclui impressoras, notebooks, workstations e periféricos (mouses, fones, teclados).

  • Talento Brasileiro: Engenheiros de software no Brasil estão desenvolvendo soluções de IA que são exportadas para o mundo pela companhia.

  • Cultura Corporativa: O managing director da HP Brasil, Ricardo Kamel, lançou o desafio para que cada área desenvolva cinco projetos baseados em IA, incentivando a descentralização de ideias.

  • Novas Experiências: O portfólio da Poly (adquirida em 2022) foca em melhorar as condições do trabalho híbrido com produtos como fones de ouvido com microfone que eliminam ruídos externos.

  • Impressão Inteligente: As novas soluções de impressão usam softwares intuitivos que interpretam a intenção do usuário e oferecem opções de como imprimir conteúdos, desde notícias sem anúncios até vídeos de redes sociais como o TikTok.

2. Brasil como Polo de Produção e Exportação

  • Produção Local: Os equipamentos da HP (computadores e impressoras) são fabricados em duas plantas no estado de São Paulo: em Sorocaba (na Flextronics) e Jundiaí (na Foxconn).

  • Logística Estratégica: O Brasil está se tornando um centro de fornecimento regional. A exportação a partir de São Paulo para países da América Latina é muito mais rápida do que o envio direto da China.

  • Meta de Exportação: Atualmente, 20% da produção brasileira é exportada. A meta é aumentar esse percentual para, no mínimo, 50%.

3.  Desempenho e Perspectivas de Crescimento

  • Crescimento Acima da Média: Em 2024, a HP no Brasil avançou em "dois dígitos", um desempenho superior à média global da companhia e ao crescimento do mercado mundial de PCs (1,3%).

  • Impulso do Mercado: Dois fatores principais impulsionam o crescimento:

    1. O avanço da Inteligência Artificial.

    2. O fim do suporte ao Windows 10 pela Microsoft a partir de outubro deste ano, o que pode forçar muitos usuários a adquirir novos equipamentos.

  • Retomada da Impressão: O retorno gradual ao trabalho presencial ou o aumento dos dias no escritório (de dois para três) gerou uma demanda maior para o setor de printing da HP.

  • Perspectiva para 2025: A meta é manter o ritmo de crescimento de dois dígitos no mercado brasileiro.

4.  Compromisso com a Sustentabilidade

  • A HP está atuando fortemente no quesito sustentabilidade, com produtos fabricados no Brasil que contêm até 45% de plástico reciclável.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
  • proxy-mercadopago-v1
Selos

TEC PART PRINTER - CNPJ: 49.468.057/0001-09 © Todos os direitos reservados. 2025